Manipulação da Hidroquinona em formas semi-sólidas

11 de maio de 2009


A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque (causada por determinados tipos de perfumes). A hidroquinona atua como um substrato da tirosinase, competindo com a tirosina e inibindo a formação de melanina. A hidroquinona é um dos despigmentantes mais utilizados na terapêutica dermatológica veiculada como monodroga ou em associação com outros ativos (ex. ac. retinóico, ác. Glicólico, corticóides etc) nas mais diversas formas farmacêuticas de uso tópico tais como loções, cremes e géis. A concentração usual de hidroquinona varia de 2 a 10%. De modo geral para produtos que se destinam a aplicação facial a concentração normalmente utilizada varia de 2 a 5% e para aplicação no tronco e extremidade de 6 a 10%. Ocasionalmente a hidroquinona pode provocar irritação da pele, com eritema ou até erupções, ocasião que o tratamento deve ser interrompido. Não deve ser utilizada próxima aos olhos, em lesões cutâneas, queimaduras solares, em crianças menores, gestantes, durante o período de lactação e na pele irritada ou com queimadura solar.

A hidroquinona se apresenta na forma de cristais aciculares (em forma de agulha), incolor ou branco de sabor adocicado e que se escure por exposição ao ar e a luz. Deve ser armazenado em recipientes hermeticamente fechados e protegidos da luz (ex. pote de vidro âmbar). A hidroquinona se oxida com muita facilidade e é fotossensível.

A hidroquinona é solúvel em 17 partes de água, 4 partes de álcool, 16 partes de éter, 51 partes de clorofórmio e em1 parte de glicerina. Apresenta o ponto de fusão entre 172 e 174º C. .A hidroquinona é incompatível com álcalis (bases e meios alcalinos), sais férricos e agentes oxidantes. Em concentrações superiores a 3% a hidroquinona deve ser veiculada em emulsões aniônica. Portanto, em se tratando de formas emulsionadas tais como creme ou loções cremosas, as bases aniônicas tal como o creme lanette, sendo incompatíveis com bases não-iônicas. A hidroquinona é compatível com géis aniônicos (ex. carbopol) e não-iônicos (ex. hidroxietilcelulose, hidroxipropilcelulose). A estabilidade da hidroquinona em meio aquoso é sensível à presença de íons metálicos, concentração de oxigênio e ao pH do meio.

A velocidade de oxidação da hidroquinona aumenta em pHs mais altos. A hidroquinona apresenta maior estabilidade em meio ácido, na faixa de 4,5 a 5,0.

Preparações com hidroquinona são susceptíveis à oxidação, daí a importância de se usar antioxidantes para evitar o escurecimento da formulação decorrente da oxidação da hidroquinona. Antioxidantes para sistemas aquosos tais como o bissulfito de sódio, metabissulfito de sódio, ditionito de sódio ou combinações destes com antioxidantes para sistemas oleosos tais como bissulfito de sódio + BHT, metabissulfito + BHT, vitamina C + vitamina E são normalmente utilizados em preparações contendo hidroquinona. O uso de agentes sequestrantes tal como o EDTA-Na2 é também recomendado para a quelação eventual de íons metálicos contaminantes presentes na formulação que poderiam favorecer cataliticamente a oxidação da hidroquinona. Abaixo relacionamos as concentrações usuais e antioxidantes mais utilizados:

Sugestão de sistemas antioxidantes para formulações com hidroquinona e associações mais comuns.

Hidroquinona
1)Metabissulfito de sódio (10% em relação a quantidade de hidroquinona) + EDTA-Na2 0,1%
2)Bissulfito de sódio 0,2 – 0,3% + BHT 0,1% + vitamina C pó 1,6%
3) Ditionito de sódio 0,6%
4)Metabissulfito de sódio (10% em relação a quantidade de hidroquinona) + vit. C 1,6% + EDTA-Na2 0,1%

Hidroquinona + ácido retinóico
1)Bissulfito de sódio 0,2 – 0,3% + BHT 0,1% + vitamina C pó 1,7%
2) Metabissulfito de sódio (10% em relação a quantidade de hidroquinona) + BHT 0,1% + EDTA-Na2
3) Metabissulfito de sódio (10% em relação a quantidade de hidroquinona) + Vitamina E (oleosa) 0,05%
4) ditionito de sódio 0,6% + BHT 0,05 – 0,1%

Hidroquinona + ácido glicólico
1) vitamina C 1,7% + vitamina E 1% + EDTA-Na2 0,1%
2)ditionito de sódio 0,6%

A aditivação de hidroquinona em bases semi-sólidas pode ser realizada com a sua trituração prévia com qs de propileno glicol, glicerina ou com dipropileno glicol até a obtençào de uma pasta fina com a incorporação subsequente.

Os agentes antioxidante poderiam ser levidos juntos com a hidroquinona ou solubilizados a parte em qs dos solventes compatíveis . O metabissulfito de sódio , o bissulfito de sódio, ditionito de sódio o EDTA-Na2 e a vitamina C podem ser solubilizados em qs de água; o BHT em qs de álcool e a vitamina E oleosa incorporada diretamente.

Preparações contendo hidroquinona devem preferencialmente serem acondicionadas em bisnaga de alumínio revestidas. Embalagens de plástico são normalmente permeáveis ao ar e potes de boca larga expõe indevidamente a preparação as condições atmosféricas e ao contato das mãos do usuário ao restante do produto com consequente favorecimento da degradação química e microbiológica da preparação. É recomendável conservar as formulações magistrais com hidroquinona sob refrigeração e adotar um prazo de validade não superior a 3 meses.

Fonte: PharmaPress

Referências: García, Ma T.C.; Rubio, L.R.; Aliaga, J.L.V. Monografías Farmacéuticas. Colegio Oficial de Farmacéuticos de La Provincia de Alicante, 1998. p.542-543. Ferreira, A.O. e colbs. Guia Prático da Farmácia Magistral. 2a edição. Juiz d eFora: editado pelo autor, 2002. Souza, V.M. Ativos Dermatológicos. Vol.1. São Paulo: Tecnopress, 2003. p.57. Clavijo, Ma. J. L.; Comes, V.B. Formulário Básico de Medicamentos Magistrales. Valencia: Distribuiciones El Cid, 2001.
Connors, K.ª; Amidon, G.L.; Stella, V.J. Chemical Stability of Pharmaceuticals. 2nd edition. New York: John Wiley & Sons, 1986.

16 comentários:

T. disse...

Bom dia,
Mandei manipular um creme contendo: 3% hidroquinona, 4& acido kojico, 3% acido ascorbico, 0,025% hidrocortisona, Base Beeler 100g. Passada uma semana a coloração escureceu (oxidou). O que poderá ter acontecido?
Já agora, gostaria de saber a opinão em relação à seguinte formulação:
3% hidroquinona
2% acido kojico
6% acido Glicolico
3,5% acido ascorbico
0,025% hidrocortisona
50g Base Beeler

Obrigada

Farmacêutico disse...

Com certeza o manipulador esqueceu de colocar o antioxidante na fórmula. Volte à farmácia e peça para refazer.

Fran Mauro disse...

gostaria de clarear manchas de sardas e mancha co buço, manipular hidroquinona e acido kojico funciona? e quanto a porcentagem?tenho a pele bem branca. obrigada!!!

Anônimo disse...

queria saber como funciona a farmacodinamica e a farmacocinetica da hidroquinona,e a sua toxicologia

guilherme riber disse...

queria saber como funciona a farmacodinamica e a farmacocinetica da hidroquinona,e a sua toxicologia????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Anônimo disse...

pra mim pele branca 4% de hidroquinona e 1% acido kójico

momone disse...

Tenho a pele bem oleosa me bronzeio até na sombra sou bem morena (canela),estou usando hidroquinona de farmacia,gostaria que mim enviasse uma formula com a propria hidroquinona para que eu pudesse mandar manipular e obter uma quantidade maior,pois na farm.so vem 30a 40g e o preço é alto,e o meu dinheiro é pouco.Por favor me ajude.simone

Anônimo disse...

Gostaria saber qual melhor basificante para aumentar ph de fórmulas contendo hidroquinona e ácido retinóico.
Desde Já Agradeço
Elba

Adriana Sakuma disse...

Boa tarde...me chamo Adriana e gostaria de uma orientação onde encontro o valor de pH por exemplo uma formula de acido retinoico e hidroquinona qual é o pH dessa formulação tem algum lugar onde possa encontrar e das demais formulação como xarope shampoo

Unknown disse...

Bom dia! Um certo medico pedi uma formula para clarear pele, (virilha). Ele me passou HIDROQUINONA 5%, ACIDO KOJICO 3%, BELIDES 3%, ACIDO RETINOICO 0,05%, HIDROCORTISONA 1%, LOÇÃO HIDROCOLICA QSP 30ML. Usei durante três dias, no quarto dia começou a sair a pele bem fininha, dai então suspendi o uso e ate agora minha pele esta irritadíssima com sinais de vermelhidão e aspereza. O que esta acontecendo?

Natasha disse...

Boa tarde, dessa primeira solução antioxidante para uso em fórmulas com hidroquinona, gostaria de saber qual a quantidade, porcentagem, devemos colocar em cada fórmula. Obrigada!

derik disse...

Pode ser feito o gel de hidroquinona apenas com carbopol sem antioxidantes,ou existe alguma base para hidroquinona que não haja nesse cidade de vincular algum antioxidante. Obrigado

Anônimo disse...

Que base posso usar para o uso de hidroquinona com acido. Glicólico?

Anônimo disse...

qual o anti oxidante da hidroquinona e quanto se usa?

Anônimo disse...

Qual a validade da hidroquinona manipulado na geladeira?

Anônimo disse...

Qual a validade da hidroquinona manipulado na geladeira?

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB