A hidroquinona se apresenta na forma de cristais aciculares (em forma de agulha), incolor ou branco de sabor adocicado e que se escure por exposição ao ar e a luz. Deve ser armazenado em recipientes hermeticamente fechados e protegidos da luz (ex. pote de vidro âmbar). A hidroquinona se oxida com muita facilidade e é fotossensível.
A hidroquinona é solúvel em 17 partes de água, 4 partes de álcool, 16 partes de éter, 51 partes de clorofórmio e em1 parte de glicerina. Apresenta o ponto de fusão entre 172 e 174º C. .A hidroquinona é incompatível com álcalis (bases e meios alcalinos), sais férricos e agentes oxidantes. Em concentrações superiores a 3% a hidroquinona deve ser veiculada em emulsões aniônica. Portanto, em se tratando de formas emulsionadas tais como creme ou loções cremosas, as bases aniônicas tal como o creme lanette, sendo incompatíveis com bases não-iônicas. A hidroquinona é compatível com géis aniônicos (ex. carbopol) e não-iônicos (ex. hidroxietilcelulose, hidroxipropilcelulose). A estabilidade da hidroquinona em meio aquoso é sensível à presença de íons metálicos, concentração de oxigênio e ao pH do meio.
A velocidade de oxidação da hidroquinona aumenta em pHs mais altos. A hidroquinona apresenta maior estabilidade em meio ácido, na faixa de 4,5 a 5,0.
Preparações com hidroquinona são susceptíveis à oxidação, daí a importância de se usar antioxidantes para evitar o escurecimento da formulação decorrente da oxidação da hidroquinona. Antioxidantes para sistemas aquosos tais como o bissulfito de sódio, metabissulfito de sódio, ditionito de sódio ou combinações destes com antioxidantes para sistemas oleosos tais como bissulfito de sódio + BHT, metabissulfito + BHT, vitamina C + vitamina E são normalmente utilizados em preparações contendo hidroquinona. O uso de agentes sequestrantes tal como o EDTA-Na2 é também recomendado para a quelação eventual de íons metálicos contaminantes presentes na formulação que poderiam favorecer cataliticamente a oxidação da hidroquinona. Abaixo relacionamos as concentrações usuais e antioxidantes mais utilizados:
Sugestão de sistemas antioxidantes para formulações com hidroquinona e associações mais comuns.
Hidroquinona
1)Metabissulfito de sódio (10% em relação a quantidade de hidroquinona) + EDTA-Na2 0,1%
2)Bissulfito de sódio 0,2 – 0,3% + BHT 0,1% + vitamina C pó 1,6%
3) Ditionito de sódio 0,6%
4)Metabissulfito de sódio (10% em relação a quantidade de hidroquinona) + vit. C 1,6% + EDTA-Na2 0,1%
Hidroquinona + ácido retinóico
1)Bissulfito de sódio 0,2 – 0,3% + BHT 0,1% + vitamina C pó 1,7%
2) Metabissulfito de sódio (10% em relação a quantidade de hidroquinona) + BHT 0,1% + EDTA-Na2
3) Metabissulfito de sódio (10% em relação a quantidade de hidroquinona) + Vitamina E (oleosa) 0,05%
4) ditionito de sódio 0,6% + BHT 0,05 – 0,1%
Hidroquinona + ácido glicólico
1) vitamina C 1,7% + vitamina E 1% + EDTA-Na2 0,1%
2)ditionito de sódio 0,6%
A aditivação de hidroquinona em bases semi-sólidas pode ser realizada com a sua trituração prévia com qs de propileno glicol, glicerina ou com dipropileno glicol até a obtençào de uma pasta fina com a incorporação subsequente.
Os agentes antioxidante poderiam ser levidos juntos com a hidroquinona ou solubilizados a parte em qs dos solventes compatíveis . O metabissulfito de sódio , o bissulfito de sódio, ditionito de sódio o EDTA-Na2 e a vitamina C podem ser solubilizados em qs de água; o BHT em qs de álcool e a vitamina E oleosa incorporada diretamente.
Preparações contendo hidroquinona devem preferencialmente serem acondicionadas em bisnaga de alumínio revestidas. Embalagens de plástico são normalmente permeáveis ao ar e potes de boca larga expõe indevidamente a preparação as condições atmosféricas e ao contato das mãos do usuário ao restante do produto com consequente favorecimento da degradação química e microbiológica da preparação. É recomendável conservar as formulações magistrais com hidroquinona sob refrigeração e adotar um prazo de validade não superior a 3 meses.
Fonte: PharmaPress
Referências: García, Ma T.C.; Rubio, L.R.; Aliaga, J.L.V. Monografías Farmacéuticas. Colegio Oficial de Farmacéuticos de La Provincia de Alicante, 1998. p.542-543. Ferreira, A.O. e colbs. Guia Prático da Farmácia Magistral. 2a edição. Juiz d eFora: editado pelo autor, 2002. Souza, V.M. Ativos Dermatológicos. Vol.1. São Paulo: Tecnopress, 2003. p.57. Clavijo, Ma. J. L.; Comes, V.B. Formulário Básico de Medicamentos Magistrales. Valencia: Distribuiciones El Cid, 2001.
Connors, K.ª; Amidon, G.L.; Stella, V.J. Chemical Stability of Pharmaceuticals. 2nd edition. New York: John Wiley & Sons, 1986.
16 comentários:
Bom dia,
Mandei manipular um creme contendo: 3% hidroquinona, 4& acido kojico, 3% acido ascorbico, 0,025% hidrocortisona, Base Beeler 100g. Passada uma semana a coloração escureceu (oxidou). O que poderá ter acontecido?
Já agora, gostaria de saber a opinão em relação à seguinte formulação:
3% hidroquinona
2% acido kojico
6% acido Glicolico
3,5% acido ascorbico
0,025% hidrocortisona
50g Base Beeler
Obrigada
Com certeza o manipulador esqueceu de colocar o antioxidante na fórmula. Volte à farmácia e peça para refazer.
gostaria de clarear manchas de sardas e mancha co buço, manipular hidroquinona e acido kojico funciona? e quanto a porcentagem?tenho a pele bem branca. obrigada!!!
queria saber como funciona a farmacodinamica e a farmacocinetica da hidroquinona,e a sua toxicologia
queria saber como funciona a farmacodinamica e a farmacocinetica da hidroquinona,e a sua toxicologia????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
pra mim pele branca 4% de hidroquinona e 1% acido kójico
Tenho a pele bem oleosa me bronzeio até na sombra sou bem morena (canela),estou usando hidroquinona de farmacia,gostaria que mim enviasse uma formula com a propria hidroquinona para que eu pudesse mandar manipular e obter uma quantidade maior,pois na farm.so vem 30a 40g e o preço é alto,e o meu dinheiro é pouco.Por favor me ajude.simone
Gostaria saber qual melhor basificante para aumentar ph de fórmulas contendo hidroquinona e ácido retinóico.
Desde Já Agradeço
Elba
Boa tarde...me chamo Adriana e gostaria de uma orientação onde encontro o valor de pH por exemplo uma formula de acido retinoico e hidroquinona qual é o pH dessa formulação tem algum lugar onde possa encontrar e das demais formulação como xarope shampoo
Bom dia! Um certo medico pedi uma formula para clarear pele, (virilha). Ele me passou HIDROQUINONA 5%, ACIDO KOJICO 3%, BELIDES 3%, ACIDO RETINOICO 0,05%, HIDROCORTISONA 1%, LOÇÃO HIDROCOLICA QSP 30ML. Usei durante três dias, no quarto dia começou a sair a pele bem fininha, dai então suspendi o uso e ate agora minha pele esta irritadíssima com sinais de vermelhidão e aspereza. O que esta acontecendo?
Boa tarde, dessa primeira solução antioxidante para uso em fórmulas com hidroquinona, gostaria de saber qual a quantidade, porcentagem, devemos colocar em cada fórmula. Obrigada!
Pode ser feito o gel de hidroquinona apenas com carbopol sem antioxidantes,ou existe alguma base para hidroquinona que não haja nesse cidade de vincular algum antioxidante. Obrigado
Que base posso usar para o uso de hidroquinona com acido. Glicólico?
qual o anti oxidante da hidroquinona e quanto se usa?
Qual a validade da hidroquinona manipulado na geladeira?
Qual a validade da hidroquinona manipulado na geladeira?
Postar um comentário