A manipulação de cápsulas contendo fármacos de natureza higroscópica que absorvem a umidade ambiental) é crítica, podendo levar a um “amolecimento” das cápsulas, tornando-as esteticamente inaceitáveis e, além disso, comprometer a estabilidade e eficácia da preparação.
Abaixo relacionamos algumas medidas preventivas e corretivas para higroscopia:
A) A manipulação deve ser realizada em ambiente de temperatura e umidade controladas: temperatura ambiente de no máximo 25°C e a umidade relativa do ar ideal entre 30 a 45 %, ou, no máximo, inferior a 60%.
B) Deve-se empregar um tamanho de cápsula que permita a adição de, pelo menos, 50% do volume da cápsula para seu preenchimento. A não utilização de uma quantidade adequada do excipiente adequado permitirá a higroscopia e o consequente “amolecimento” da cápsula. Portanto, empregue um tamanho de cápsula maior, que permita a adição de quantidade adequada de excipiente. Se não for possível, devido à quantidade de ativos, fracione a dosagem em duas ou mais cápsulas, de modo que possa adicionar quantidade suficiente do excipiente.
C) Deve-se utilizar nos excipientes substâncias absorventes e dessecantes, que possam reduzir a tendência à higroscopia dos pós (ex.Aerosil 200, talco farmacêutico, carbonato de magnésio leve, óxido de magnésio leve, talco, fosfato de cálcio dibásico, etc.). Lembrando-se que os mesmos influenciam negativamente na desintegração e dissolução das cápsulas e, portanto, devem ser utilizados em concentrações compatíveis.
Fonte: Ortofarma, por Anderson de Oliveira Ferreira, MSc.
Referência: Ferreira, A.O. et al. Guia Prático da Farmácia Magistral. 2a edição. Juiz de Fora: Pharmabook, 2001.
Formulações de Excipientes para Utilização em Matérias Primas Higroscópicas
Relacionamos abaixo algumas sugestões de fórmulas de excipientes para serem utilizados em matérias primas higroscópicas de acordo com o grau de higroscopicidade, utilize as que mais se adequarem às particularidades de sua farmácia de manipulação.
Matérias Primas de Alta Higroscopicidade
Fórmula 01Aerosil 200® – 10%
Caolin – 90%
Fórmula 02Carbonato de Magnésio – 90%
Aerosil 200® – 10%
Fórmula 03Aerosil 200® – 10%
Óxido de Magnésio – 90%
Matérias Primas de Média Higroscopicidade
Fórmula 01Aerosil 200® – 3%
Talco Farmacêutico – 97%
Fórmula 02Aerosil 200® – 3%
Talco Farmacêutico – 48,5%
Celulose Micronizada – 48,5%
Fórmula 03Aerosil 200® – 1%
Estearato de Magnésio – 0,5%
Fosfato de Cálcio Tribásico – 60%
Celulose Micronizada – 38,5%
Fórmula 04Aerosil 200® – 3%
Manitol – 72,75%
Celulose Micronizada – 24,25%
Matérias Primas de Baixa Higroscopicidade
Fórmula 01Aerosil 200® – 5%
Estearato de Magnésio – 1%
Fosfato de Cálcio Tribásico – 94%
Obs.: Aerosil 200® também possui alguns sinônimos comerciais como Dióxido de Silício Coloidal, Sílica Coloidal Anidra, Aerosil® ou Cab-O-Sil®
Obs. 2: Para medir a higroscopicidade de uma matéria prima faça um teste simples: Tare um papel-filtro (daqueles redondos utilizados em laboratórios de química analítica para filtragem simples) e pese 1g da matéria prima a ser analisada. Deixe por 10 minutos e retire, quanto mais ativo impregnar no papel filtro mais higroscópica é a matéria prima. Por exemplo se 0,7g continuar no papel a matéria prima é 70% higroscópica (alta higroscopicidade). Lembre-se que estes testes dependem das condições de temperatura e umidade do seu Laboratório de Controle de Qualidade.
18 comentários:
falou, falou, mas nao disse quase nada.
Bom... Ninguém consegue agradar a todo mundo...
Abraços Magistrais!
agora sim, com as fórmulas ficou perfeito.
agradeco
Viram como críticas também ajudam?
Sem a postagem do anônimo nós não teríamos corrido atrás das formulações para excipientes.
Palpitem sempre, o blog é de todos vocês!!!
Abraços Magistrais!
Gostaria de saber qual excipiente utilizat para evitar a higroscopia da codroitina em sachês de gluocosamina com condroitina. Lembrando que o excipiente deve ser solúvel em agua visto que o paciente deve dissolver o conteudo do sachê em um copo de agua na hora da madicação.
Obrigada
OLá!!
Gostei muito dessas fórmulas para Matérias Primas de Alta Higroscopicidade, ótimo.
Gostaria de saber mais a respeito do caulim, existe algum produto higroscópico que é imcompátivel com ele?
Obrigada.
Atenção!!!
Todas essas "sugestões" de excipientes possuem uma concentração muito alta de aerosil, visto que nas referências o indicado seria até 1% somente.
ESTUDAR SEMPRE!!!
"Lembrando-se que os mesmos influenciam negativamente na desintegração e dissolução das cápsulas e, portanto, devem ser utilizados em concentrações compatíveis" E O CARA MANDA COLOCAR 90% (FALA SÉRIO).
Senhor Anônimo!
As sugestões acima são "formulações de excipientes", a quantidade a ser utilizada por cápsula de cada formulação acima vai variar muito dependendo de cada formulação.
Por exemplo, uma formulação muito higroscópica que utilize o excipiente nº1, para cada 500mg de ativo você utilizando 1% de aerosil pode colocar até 5mg de aerosil, ou seja, até 50mg por cápsula do excipiente pode ser utilizado o que para um formulação muito higroscópica pode-se considerar aceitável sem afetar a desintegração e dissolução da cápsula, não concorda?
Estudar sempre, raciocinar também!
Por favor se quiser uma discussão mais aprofundada com quem participa da comunidade cadastre-se no nosso fórum e coloque as suas indagações lá, elas serão enviadas automaticamente pelo Twitter e todos ficarão cientes.
Se por acaso provar que nós erramos,assumimos e retiramos a referida postagem do Blog.
Abraços Magistrais!
Equipe Blog Magistral
Boa noite!
Gostaria de saber se a formulação abaixo de excipientes é aceita e onde consigo referências? A farmácia que trabalho manipula este excipiente para todos os insumos.
- Propilenoglicol - 1%
- Polissorbato 80 - 1%
- Amido - q.s.p.
- Lubritab (ÓLEO VEGETAL HIDROGENADO) - 3%
- Celulose Microcristalina - 30%
- Aerosil tratado - 3%
Aguardo retorno.
Desde já agradeço.
Farmacêutica
seria interessante listar algumas materias primas higroscopicas.
qual seria o melhor excipiente para fitoterápicos em geral?
Aguardo retorno!obrigado!
Olá,
Estou com problemas em relação a formação de pedras de algumas matérias primas no local de conservação, provavelmente sejam higroscópicas. O que eu faço???
Qual o melhor excipiente para Testosterona? Me falaram que tem fator, porém olhei no site do fornecedor e lá fala que nao tem?
Alguém tem lista de substancias de geladeira e lista de substâncias fotossensíveis ai pra fornecer?
Se determinada substância é termolábil ou fotossensível Sr anônimo, você pode verificar no laudo de análise do lote adquirido.
Aerosil
Ola galera qual seria o mais indicado para o cloreto de magnesio PA? Obrigada
Postar um comentário