Gel Transdérmico (PLO) - Farmacotécnica aplicada

26 de janeiro de 2009

Preparação do veículo em 3 partes, passo a passo
O gel de P.L.O. é composto por uma fase oleosa (LIPS) e uma fase aquosa (Gel de Polaxamer 407). Recomenda-se a prévia manipulação e armazenamento dessas fases para que no momento que s recebe a prescrição do gel transdérmico, possamos utilizá-las fazendo tão somente a incorporação do ativo prescrito.

PARTE I: Preparo da solução de lecitina e palmitato de isopropila (LIPS lecithin/isopropyl palmitate solution)
• Lecitina: fosfolipídeo; capaz de atravessar a camada córnea da pele.
• Palmitato de isopropila: solvente e promotor da penetração cutânea.
• Ácido sórbico: conservante.

Para 100g de solução:
Lecitina granulada - 50g
Palmitato de isopropila - 50g (cerca de 58,5mL)
Ácido sórbico - 1g

Passo 1: Todos os ingredientes devem ser previamente pesados ou medidos antes de iniciar o processo de manipulação.
Passo 2: Verter o ácido sórbico e a lecitina em um béquer com o palmitato de isopropila.

Passo 3: Com o auxílio de um bastão de vidro ou pão duro pequeno, misture o conteúdo do béquer até que as partículas de lecitinas estejam em contato com o palmitato de isopropila. “Não agite!”
Passo 4: Cobrir o béquer com filme plástico e deixar em repouso de um dia para o outro. No dia seguinte, uma mistura de consistência líquida irá se formar.

Embalagem e Armazenamento: Em frasco PET âmbar bem vedado em temperatura ambiente Estima-se a estabilidade aproximada dessa solução em 180 dias, segundo a USP XXV.

PARTE II: Preparo do Gel de Polaxamer 407

• Polaxamer 407: surfactante e agente estabilizante
• Sorbato de potássio: conservante

• A água destilada deverá ser previamente gelada.
• A percentagem mais usada nas formulações do gel transdérmico é 20%. Recomenda-se ter armazenado o gel de polaxamer 407 a 20%.
• O polímero polaxamer 407 é termoreverso, i.e., em temperatura ambiente, seus géis ficam gelificados e em temperaturas frias, seus géis se fluidificam. Portanto, armazenamos o gel de polaxamer 407 no refrigerador, para facilitar a manipulação final.
Passo 1: Utilizando um béquer de 240mL, calibrar o mesmo para 100mL utilizando a técnica a seguir: Medir 100mL de água destilada gelada, em uma proveta. Verter para um béquer de 240mL e marcar, externamente no béquer, o nível de 100mL. Verter então a água gelada de volta para a proveta, deixando no béquer de 20-30mL.

Passo 2: Pesar os pós e transferir para o béquer.

Passo 3: Completar, então, com a água gelada da proveta até a marca de 100mL do béquer.
Passo 4: Homogeneizar com o bastão de vidro até que todas as partículas do polímero estejam em contato com a água.
Passo 5: Cobrir o béquer com um filme plástico e deixar de um dia para o outro na geladeira, até completa dissolução. “Não agite!”

PARTE III: Preparo do Gel Transdérmico com incorporação do ativo
Gel com cetoprofeno a 10% (exemplo) - Mais formulações aqui!
A partir da manipulação da solução LIPS e do gel de polaxamer 407, pode-se então fazer a incorporação do ativo através de uma técnica chamada extrusão. Essa técnica é que vai possibilitar a encapsulação do ativo.
Cetoprofeno - 6g
Transcutol® (Dietileno glicol etil éter ou Etoxi Diglicol) - qs (não ultrapassar 10% do volume total)
Solução de lecitina (LIPS) - 22%
Gel de polaxamer 20%* - qsp 100%
• O que determina qual a percentagem devemos usar é a viscosidade e estabilidade final do gel Quando o ativo influencia na viscosidade, abaixando o pH da formulação por exemplo, podemos aumentar a percentagem do gel de polaxamer usado no gel transdérmico.
• Quanto mais ativos adicionarmos a uma formulação com o gel transdérmico, menos viscoso e estável ele se torna.
• Recomenda-se uma concentração total de ativos a 25% do volume total de gel transdérmico.

Passo 1: Triture o ativo em um gral para que haja redução dos cristais e ou partículas.

Passo 2: Dissolva o cetoprofeno em qs de álcool em um béquer pequeno.
Passo 3: Retire o conteúdo do béquer com o auxílio de uma seringa de 30 ou 20mL do tipo luer lock e coloque o adaptador na seringa como mostra a figura abaixo.

Passo 4: Com o auxílio de outra seringa de 60mL do tipo luer lock, retire o volume necessário de solução de lecitina (LIPS) e conecte as seringas.

Passo 5: Vagarosamente, misture o conteúdo das seringas, empurrando um êmbolo por vez até obter uma mistura homogênea. Coloque a solução em uma única seringa deixando o conector.

Passo 6: Observe o volume em mL que sua preparação está ocupando na seringa. Diminua esta quantidade de 60mL (volume final). Essa diferença é o volume do gel de polaxamer a ser usado.

Passo 7: Retire o volume necessário do gel de polaxamer com uma outra seringa de 60mL do tipo luer lock. Conecte as duas seringas.

Passo 8: Misture o conteúdo das duas seringas empurrando os êmbolos das duas seringas da direita para a esquerda e vice e versa, um por vez. (técnica de extrusão, de acordo com a figura abaixo). Execute essa técnica pelo menos 5 vezes ou até que a mistura esteja visivelmente homogênea, como mostra a figura.


Passo 9: De acordo com a dose diária a ser usada pelo paciente, dispensar na própria seringa de 60mL ou dispensar em seringas menores (como as de insulina, de 1mL) que permitem a leitura precisa do gel em quantidades menores que 1mL. Veja a figura que mostra como colocar o gel em seringas menores. Pode-se dispensar várias seringas de 1mL para o paciente. A outra sugestão seria de envasar o gel em sachês aluminizados.


Material utilizado e onde comprar:
• Seringas luer-lock de 20 e 60mL e seringas tipo Insulina de 1mL: casas de material cirúrgico ou RIMED (www.rimed.com.br), telefone 0800 144500
• Conectores de seringas e Adapta-Caps®: Embrafarma Produtos Químicos e Farmacêuticos.
• Sachês aluminizados: Tepron (www.tepron.com.br)
• Etiquetas especiais para rotular seringas: Tipolac Etiquetas (www.tipolac.com.br)

Sugestões de Formulações com o Gel Transdérmico - Visualização do arquivo

Fonte: Embrafarma Produtos Químicos e Farmacêuticos - Download do arquivo original

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa! Procurava a muito essa formulação

Anônimo disse...

Estou com uma receita aqui de testosterona base nanoestruturada em biolipidico de ultra absorção. Posso usar essa fórmula de gel transdermico?

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB