720 Fichas de Referências

21 de maio de 2013

3 comentários
Clique aqui para baixar.

> 720 referências revisadas e atualizadas em português;
> Especificações retiradas de farmacopéias e indexs reconhecidos mundialmente;
> Formato Word 2003, de fácil formatação e impressão;
> Espaço para logomarca da empresa;
> Dados: Nome, DCB, Cód. DCB, CAS, Sinonímia, Fórmula Molecular, Peso Molecular, Forma Química, Forma Farmacêutica Usual, Fator de Equivalência, Fator de Correção, Usos, Grau de Pureza / Aplicação, Especificação Geral, Testes Básicos de Identificação, Identificação, Ensaios de Pureza, Embalagem e Armazenamento, Amostragem, Precauções e Referências.

Técnica Farmacêutica e Farmácia Galênica Volumes I, II e III

23 de abril de 2013

13 comentários


Decidimos postar este livro pois é praticamente impossível adquiri-lo atualmente. Possui um conteúdo de extrema relevância para Farmácia de Manipulação, pois, apesar de antigo serve como fonte de pesquisa para técnicas que podem tranquilamente ser mescladas com as tecnologias atuais e isso pode gerar inovações grandiosas nas rotinas de manipulação.

Controle de Qualidade na Manipulação de Medicamentos

20 de abril de 2013

4 comentários



MÓDULO I
1.Panorama da evolução das legislações aplicadas na manipulação magistral
2.Principais definições básicas legais
3.Principais alterações constantes no texto da RDC Nº 67/07 em relação à RDC nº 214/2006
4.Condições gerais para manipulação magistral 
5.Recursos humanos e organização

MÓDULO II
1.Infra-estrutura física da farmácia
2.Materiais, equipamentos (calibração e verificação) e utensílios básicos
3.Aquisição de matéria-prima e materiais de embalagem
4.Qualificação de fornecedores
5.Controle de qualidade de matérias-primas sintéticas e fitoterápicas (aquisição, ensaios e amostragem)
6.Modelo do procedimento operacional padrão para recebimento de insumos farmacêuticos /embalagens.

MÓDULO III
1.Armazenamento de matérias-primas e materiais de embalagem
2.A água utilizada na farmácia magistral
3.Monitoramento do processo magistral
4.Controle de qualidade dos medicamentos manipulados
5.Rotulagem e embalagem do produto manipulado
6.Modelos de registros para garantia da qualidade

MÓDULO IV
1.Conservação e transporte do produto manipulado
2.Dispensação do produto manipulado
3.Garantia de Qualidade
4.Sistemas de Qualidade
5.Modelo de treinamento para prevenção da contaminação cruzada

Blog Magistral agora também no facebook!

15 de abril de 2013

1 comentários
Clique p/ acessar o BM no facebook
Este está sendo um mês bastante produtivo! Consegui reativar o Blog com novas postagens e agora ofereço para vocês leitores a nossa página no Facebook!

Trabalhei para formular um logotipo totalmente novo, pode não estar uma perfeição ainda mas acho que serve por enquanto.

Então não perca tempo e seja o primeiro à curtir nossa página no facebook, e não perca a oportunidade de interagir com todos que acompanham o Blog Magistral! Um grande abraço!

Esfoliantes Naturais

0 comentários
Clique p/ baixar sugestões de fórmulas

Stress, poluição, vento, sol, maquiagem, envelhecimento, com todas estas agressões, a pele necessita de uma esfoliação para restaurar seu brilho e maciez.
Esfoliação significa remover todas as células mortas da pele, promovendo a renovação celular. Como resultado, temos uma pele com uma aparência mais jovem e hidratada.
Com a esfoliação, a absorção dos outros cosméticos complementares é facilitada.

Farmácia de manipulação já representa mais de 10% do mercado de remédios

14 de abril de 2013

7 comentários

Os cuidados na hora de escolher uma farmácia de manipulação.

13 de abril de 2013

0 comentários
Para os nossos clientes, algumas dicas de como escolher uma boa Farmácia de Manipulação para obter economia com segurança.

SNGPC 2.0

12 de abril de 2013

0 comentários
Nota Técnica SNGPC - Acesse aqui
À partir de 16/04/2013 os estabelecimentos farmacêuticos darão início a uma nova etapa de escrituração eletrônica ao SNGPC – Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, considerando não só os medicamentos sujeitos à controle especial pela Portaria 344/98 e suas atualizações mas também os medicamentos da classe dos antimicrobianos (Clique aqui para ver a lista de substâncias) . É o que estabelece a Instrução Normativa 7/11 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial da União em 19/12/11.

A Coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados disponibiliza nota técnica com os principais procedimentos para operacionalização da versão 2.0 do sistema, programada para o dia 16 de abril de 2013.

De acordo com o manual de desenvolvimento, para a nova versão do SNGPC, também chamada de SNGPC 2.0, serão implementados ajustes necessários em função de problemas detectados ao longo do tempo de operação da sua primeira versão. Isso caracterizará mudanças que visam o aprimoramento das técnicas de escrituração eletrônica e padronização do arquivo XML que permitirá ao sistema maior eficácia no recebimento e tratamento das informações.

Farmacopéia Homeopática Brasileira - 3ª Edição

11 de abril de 2013

0 comentários
Clique aqui para baixar

Bicentenária, a ciência homeopática vem se firmando mundialmente como uma ótima alternativa na terapêutica humana com forte inserção na terapêutica de animais.

Hahnemann, em 1799 utilizou a belladona no controle de uma epidemia de escarlatina, posteriormente tratou uma epidemia de Tifo tendo conseguido aproximadamente 99% de sucesso nos resultados.

A história descreve, ainda, inúmeros casos que levaram renomados pesquisadores da área da saúde a buscarem nessa alternativa a arte de curar introduzindo a ciência no cotidiano dos cursos de medicina e de farmácia, sendo hoje, realidade nos serviços públicos de saúde.

O conteúdo das Farmacopeias e dos Formulários visam orientar a produção de medicamentos e a regulamentação de setores farmacêuticos envolvidos na produção e controle de fármacos, insumos e especialidades farmacêuticas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, por meio da Comissão da Farmacopeia Brasileira confiou ao Comitê Técnico Temático “HOMEOPATIA”  a tarefa de disponibilizar ao país versão atualizada e mais completa do compêndio, calcada em conhecimentos internacionalmente divulgados, adaptados à proposta da quinta edição da Farmacopeia Brasileira.

Denúncia Grave Contra Indústria Farmacêutica

5 de abril de 2013

0 comentários
Laboratório é acusado de fabricar medicamentos que não fazem efeito Segundo a denúncia do Ministério Público, oferecida à Justiça de Minas Gerais, o Hipolabor produziu onze remédios irregularmente ou que não faziam o efeito prometido.

O Ministério Público denunciou à Justiça de Minas Gerais o dono e cinco funcionários de um laboratório farmacêutico por produzir remédios que não faziam efeito. A empresa nega. 

A sede da Hipolabor fica em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O laboratório vende medicamentos a farmácias e, principalmente, a hospitais públicos, municipais e estaduais, de todo o país.

Segundo a denúncia do Ministério Público, oferecida à Justiça de Minas Gerais, a empresa produziu onze remédios irregularmente ou que não faziam o efeito prometido. Segundo as investigações, o risco aos pacientes que usaram medicamentos da Hipolabor ficou comprovado em análises feitas por laboratórios oficiais em vários estados. Os laudos apontaram falhas de qualidade na fabricação e desrespeito às fórmulas dos remédios.

Estamos mudando... Para melhor!

1 de abril de 2013

0 comentários
Como já podem ver nosso Blog Magistral está com uma nova cara, aos poucos vamos arrumar essa nova casa para que ela possa funcionar tão bem quanto a antiga!

Conto com a paciência e colaboração de todos os nossos leitores!

Um Abraço Magistral!
Paulo Fernandes

Apostilas de Fitoterapia e Plantas Medicinais

2 comentários
Link para Download - 3,69Mb
O mercado de medicamentos fitoterápicos no Brasil e no mundo passa por uma grande revolução. Logo é essencial normatizar este setor. Uma das principais irregularidades de medicamentos encontradas no Brasil, se refere à falta de registro de medicamentos fitoterápicos. E para regulamentar este setor de registro novos critérios deverão ser seguidos pelas indústrias produtoras de medicamentos fitoterápicos que desejem comercializar seus produtos no país. 

A base principal da legislação é a garantia da qualidade do medicamento para o consumidor. Para tanto, o regulamento exige a reprodutibilidade dos fitoterápicos fabricados. Assim todos os lotes desses medicamentos deverão ser produzidos com a mesma quantidade de um conjunto de moléculas denominado marcador. Essa uniformidade vai assegurar ao paciente o consumo da mesma quantidade da substância ativa quando trocar a cartela ou o frasco do medicamento, mesmo que opte pelo produto de outro fabricante.

Após dois anos de estudos, Anvisa deve manter venda da sibutramina

29 de março de 2013

1 comentários

A sibutramina deve continuar no mercado. Relatório da equipe técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluído nesta semana mostra que o número de efeitos adversos está dentro do limite considerado adequado e não houve abuso da prescrição - resultados que não justificariam a suspensão da comercialização do produto. O documento deverá ser votado pela diretoria colegiada da Anvisa na próxima semana.

"É pouco provável que as regras de controle sejam alteradas. Devemos seguir o relatório", afirmou ontem o presidente da agência, Dirceu Barbano.

Desde dezembro de 2011, a sibutramina, indicada para tratamento de obesidade, tem regras mais rígidas para prescrição. Os efeitos colaterais também passaram a ser acompanhados.

Apostilas de Farmacotécnica em Manipulação

21 de março de 2013

5 comentários
No rol das Ciências Farmacêuticas, a Farmacotécnica destaca-se por reunir subsídios teóricos e práticos para aquele que, talvez, seja o maior objetivo do profissional farmacêutico: produzir medicamentos. E, quando se fala em medicamentos, fala-se de um produto que, por ser destinado à promoção da saúde, é atrelado a um rígido controle de qualidade.

Link para Download - 0,74Mb
Desde os mais remotos tempos, a  qualidade é embasada  nas relações da Farmacotécnica com as demais Ciências Farmacêuticas. Galeno, considerado o pai da Farmacotécnica (se não da profissão farmacêutica), em seus escritos no início da Era Cristã, demonstrava uma enorme coerência científica, sendo que algumas de suas fórmulas são utilizadas ainda hoje.

Farmacotécnica é, enfim, a ciência responsável pelo desenvolvimento e produção de medicamentos, levando-se em conta o efeito terapêutico  e a estabilidade (prazo de validade) desejados, condições de acondicionamento, transporte e armazenamento, bem como a forma ideal de administração e dispensação.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB