Inibidores de Apetite (Anorexígenos). Qual a sua opinião?

18 de junho de 2011

7 comentários

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deverá decidir até agosto se irá permitir ou proibir o uso de sibutramina, inibidor de apetite que tem provocado controvérsia dentro da classe médica. Segundo a agência, o último parecer técnico sobre o assunto deverá sair em aproximadamente 15 dias.

A Anvisa deverá banir a sibutramina do mercado brasileiro, decisão que já foi tomada pela Europa, Estados Unidos e diversos países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá e Uruguai).

No ano passado, um estudo apontou riscos de uso da sibutramina para pacientes com risco de problemas cardiovasculares. A pesquisa serviu de base para a decisão da Europa e para vários outros países. Além da sibutramina, a Anvisa estuda retirar do mercado drogas com derivados de anfetamina, substâncias com efeito anorexígeno que agem no sistema nervoso central.

O Blog Magistral quer saber a sua opinião sobre o assunto, assim, criamos uma pequena enquete que servirá como termômetro para o debate. Deixe você também sua opinião ou comentário, por menor que seja ele provavelmente será rastreado pelo Google e lido por milhares de pessoas. Não se cale!

Abraços Magistrais!
Equipe Blog Magistral

Fontes: Correio Lageano, Anvisa

Farmacotécnica de Supositórios e Óvulos

9 de junho de 2011

1 comentários

São formas farmacêuticas de consistência firme, de forma cônica ou ogival, destinadas a aplicação retal, vaginal (óvulos) ou uretral. São obtidas por  solidificação ou  compressão, em moldes, de massa adequada, contendo substâncias medicamentosas.

Os supositórios são preparados para amolecerem, e fundirem, para dissolverem ou desintegrarem  na  temperatura  corporal.  A  temperatura  corporal  normal  é  próxima  a 37ºC, no entanto ela pode variar de 36,1ºC (pela manhã) a 37,3ºC a noite. A temperatura retal está em torno de 37,6ºC, portanto o supositório precisa fundir abaixo desta temperatura.

Supositórios:

São preparações farmacêuticas sólidas, de dose única, que podem conter um ou mais princípios ativos. Devem fundir-se à temperatura do organismo ou dispersar em meio aquoso. O formato e a consistência dos supositórios devem ser adequados para a administração retal. (Formulário Nacional,2005)

Óvulos
São preparações farmacêuticas sólidas, com formato adequado, para aplicação vaginal. Devem dispersar ou fundir à temperatura do organismo.(Formulário Nacional,2005)
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB