Gel Transdérmico Analgésico e Antiinflamatório para Dor Aguda

30 de abril de 2011

0 comentários


COMPONENTES:

Cetoprofeno - 1,0 g

Cloridrato de ciclobenzaprina - 0,1 g

Lidocaína base - 0,5 g

Propilenoglicol - 1,0 mL

*Água com conservante - 1,0 mL

Base para microemulsão–Fase Oleosa - 2,2 mL

Base para microemulsão-Fase Aquosa q.s.p. - 10,0 mL


Excipientes e Adjuvantes Farmacotécnicos

28 de abril de 2011

2 comentários


Excipientes, anteriormente vistos como meras substâncias capazes de facilitar a administração e proteger o fármaco, são considerados, nos dias atuais, como constituintes essenciais, que garantem o desempenho do medicamento e otimizam a obtenção do efeito terapêutico. No passado, a atenção da indústria farmacêutica e dos órgãos de regulamentação direcionava-se, principalmente, para o controle da qualidade do fármaco, dando atenção menor aos excipientes. 

Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos

25 de abril de 2011

2 comentários

A Anvisa divulgou, nesta quinta-feira (7/4), o Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos. A publicação está disponível no portal da Agência, no link “Medicamentos”.

O livreto contém a padronização das nomenclaturas e conceitos relacionados às formas farmacêuticas, vias de administração e embalagens de medicamentos para serem utilizados como referência primária, principalmente no registro e pós-registro de medicamentos.

Farmácia de Manipulação - Por onde começar?

5 de abril de 2011

14 comentários



Segundo o Conselho Federal de Farmácia: "manipulação compreende o conjunto de operações farmacotécnicas, realizadas na farmácia, com a finalidade de elaborar produtos e fracionar especialidades farmacêuticas".

Farmácia de Manipulação é o estabelecimento de saúde onde os medicamentos são preparados de acordo com a necessidade do cliente, mediante receita emitida por profissional autorizado. Os medicamentos são preparados por farmacêuticos e equipes técnicas especializadas, atendendo a diversas especialidades médicas. São chamadas de preparações medicamentosas individualizadas ou personalizadas.


De acordo com a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as farmácias são classificadas em 06 (seis) grupos de atividades, estabelecidos no Regulamento Técnico da RDC - 214, considerando-se a complexidade do processo de manipulação e as características dos insumos utilizados, para fins do atendimento aos critérios de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF).
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB