Farmácias têm de seguir norma da Anvisa, diz STJ

14 de abril de 2010

85756487As farmácias de todo o País estão obrigadas a cumprir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que disciplinam quais produtos podem ser comercializados nesses estabelecimentos e quais podem ser oferecidos diretamente ao consumidor.

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, suspendeu decisões da Justiça Federal do Distrito Federal e de São Paulo que dispensavam as farmácias de cumprir uma resolução da Anvisa que tinha o objetivo de evitar o estímulo à automedicação.

Essa resolução estabelece, por exemplo, que os medicamentos deverão permanecer em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta ao alcance dos consumidores. A resolução dispõe sobre boas práticas farmacêuticas para controle sanitário do funcionamento, dispensação e comercialização de produtos e prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias.

Ari Pargendler suspendeu decisões que tinham sido favoráveis a estabelecimentos filiados à Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e à Federação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias (Febrafar).

Além da resolução sobre as boas práticas, as entidades questionavam instruções normativas que listam os produtos e medicamentos que podem e não podem ser vendidos em farmácias e quais são liberados para ficar ao alcance direto do consumidor.

Na sua decisão, Ari Pargendler concluiu que a Anvisa atuou no exercício de sua competência, de acordo com os propósitos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. O ministro fez questão de frisar que a automedicação é perigosa. Segundo ele, se essa prática é estimulada, pode comprometer a saúde pública.

Fonte: JORNAL DA TARDE – SP

3 comentários:

Ale disse...

Esse site é muito bom!
Sugiro sempre para colegas...

aL duarte disse...

finalmente a justiça fez algo certo..
farmácia não é só um lugar pra ganhar denhiro e sim pra promover saúde ..

pensem nisso ..

Anônimo disse...

como faço para saber de um procedimento operaçional padrão de redox do teor de Hidroxio de magnesio em leite??
muito obrigado

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB