Filtros Solares

15 de abril de 2009

13 comentários

As sugestões a seguir, são formulações básicas de filtros solares, que podem ser manipuladas, mas normalmente, as farmácias em geral possuem formulações de filtros solares próprias. A indústria cosmética também disponibiliza filtros solares nos mais diversos fatores de proteção solar (FPS), com ou sem outras funções (hidratante, etc). O importante é não desprezar o uso deste cosmético, que além de evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas como tumores malignos de pele, retarda o envelhecimento.
Atualmente existem filtros solares em emulsões (cremes e loções), específicos para uso facial, com menor teor de óleo. Também há disponível no mercado filtros solares em gel, mais adequados para peles acneicas e seborreicas, assim como filtros solares soluções, na forma de sprays e em pó, ideal para quem não dispensa a maquiagem.

FPS 15 CREME
Eusolex 6007 - 8,0%
Benzofenona - 3,0%
Parsol MCX - 5,0%
Creme Paramul qsp - 100g

FPS 15 LOÇÃO
Metoxinamato de octila - 5,0%
Oxibenzona - 2,0%
Dióxido de titânio micronizado - 3,0%
Vitamina E cosmética - 0,1%
Loção não iônica qsp - 100g
FPS 15 OIL FREE
Metoxinamato de octila - 6,0%
Oxibenzona - 3,0%
Vitamina E cosmética - 0,1%
Sepigel qsp - 100g
FPS 15 GEL
Eusolex 6007 - 8,0%
Benzofenona - 3,0%
Parsol MCX - 5,0%
Creme Paramul - 10%
Gel de Carbopol qsp - 100g

FPS 20 CREME
Dióxido de titânio micronizado - 5,0%
Filtro UVA-B hidrossolúvel - 10%
Creme Paramul qsp. 100g

FPS 30 OIL FREE
Metoxinamato de octila - 7,5%
Salicilato de octila - 5,0%
Oxibenzona - 5,3%
Antranilato de metila - 5,0%
NET FS - 5,0%
Gel natrosol OU Sepigel qsp - 100g
FPS 30 LOÇÂO
Metoxinamato de octila - 7,5%
Salicilato de octila - 5,0%
Oxibenzona - 5,3%
Antranilato de metila - 5,0%
Loção não iônica qsp - 100g

Vídeos - Farmácia de Manipulação

6 de abril de 2009

0 comentários
Interessante este vídeo que a Catho produziu sobre os potenciais do mercado de Farmácias de Manipulação, é meio antigo (2007) mas o setor ainda não sofreu grandes alterações e o vídeo retrata bem a nossa rotina.



Este outro vídeo fala um pouco mais da Profissão Farmacêutica (também de 2007) e de algumas das responsabilidades atribuídas ao Farmacêutico que escolhe a Manipulação como área de atuação.




Esses vídeos são voltados aos vários acadêmicos de Farmácia que visitam nosso Blog e tem interesse em trabalhar com Manipulação. Se alguém encontrar algum vídeo que achar interessante para o Blog escreva um e-mail para blogmagistral@hotmail.com e mande o link pra gente colocar aqui.

Abraços Magistrais!
Equipe Blog Magistral

Planilha da Hora Marcada

2 de abril de 2009

0 comentários


Todos que trabalham em Farmácia de Manipulação sabem das dificuldades na hora de marcar um horário para entrega de receitas, sempre existem os clientes impacientes que querem o medicamento o mais rápido possível e quase sempre as Promotoras de Vendas acabam cedendo aos caprichos dos clientes.

No fim quem acaba por pagar o preço é o Laboratório que acaba tendo que manipular o medicamento às pressas, o que não condiz com a rotina de um Laboratório de Manipulação de Fármacos, onde manipular um medicamento não é o mesmo que fazer um sanduíche, uma grande responsabilidade técnica sobre a vidas de pessoas está envolvida no processo.

Com este raciocínio o Blog Magistral preparou exclusivamente esta planilha para ser usada em um treinamento simples e rápido com as Promotoras de Vendas, Entregadores e Gerentes de Vendas, que se chama a Planilha da Hora Marcada!

Com esta planilha cada Promotora de Venda tem a responsabilidade de, ao terminar o atendimento ao seu cliente, marcar na planilha o horário e a quantidade de fórmulas que serão manipuladas no laboratório. Este procedimento deve ser constantemente observado pelo Gerente de Vendas.

A planilha deve ser impressa todos os dias (ou ter fotocópias da mesma), deve ser verificada sempre que existirem dúvidas sobre quais horários estão disponíveis e os horários em negrito devem ser estabelecidos como horários fixos de entrega de medicamentos, onde o entregador deve se organizar para pegar todos os medicamentos e calcular a rota que irá lhe proporcionar maior agilidade de entrega.

Marcar receitas sem observar a Planilha da Hora Marcada poderá acarretar em punições às Promotoras de Vendas como a perda do percentual da comissão da receita não marcada na planilha, isso fará com que elas obrigatoriamente criem o hábito de marcar o horário sempre.

A quantidade de receitas a ser marcada por horário dependerá da capacidade do laboratório da sua farmácia a planilha poderá ser modificada e ajustada de acordo com as necessidades da sua farmácia, como foi dito no início este treinamento é apenas uma sugestão.

Este treinamento já foi realizado com sucesso em farmácias de manipulação de porte pequeno e médio e esperamos que ajude na sua.

Abraços Magistrais!
Equipe Blog Magistral

Obs: Esta é apenas uma sugestão, o Blog Magistral e sua equipe se declaram isentos de quaisquer lucros ou prejuízos obtidos pelas empresas que utilizarem as informações aqui divulgadas.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB