
Formulário Nacional - Farmacopéia Brasileira
12 de fevereiro de 2009

Esta é a primeira edição do Formulário Nacional, o código oficial brasileiro onde estão inscritas formulações farmacêuticas oficiais, estáveis, de uso consagrado internacionalmente. O objetivo principal do Formulário é a padronização dos medicamentos, com o intuito de assegurar a qualidade dos mesmos.
Desde 1955, o código tem sido citado em documentos oficiais, mas nunca foi publicado. A partir de 2000, a Anvisa e diversos segmentos da área farmacêutica deram início à sua elaboração, até chegar à versão final.
“As fórmulas contidas no Formulário são de uso tradicional e proporcionam às farmácias e à indústria farmacêutica oportunidade de atender às necessidades da população, com produtos seguros e de baixo custo”, explica o diretor da Anvisa, Victor Hugo Travassos.
Elaborado pela Subcomissão do Formulário Nacional (grupo integrante da Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira), o código inclui monografias de 82 medicamentos, como o leite de magnésia, usado como antiácido e laxante suave, e o sulfato ferroso, indicado para tratamento de anemia.
Além da fórmula, as monografias descritas no Formulário contêm os sinônimos usados como referência ao produto, a forma farmacêutica (solução ou creme, por exemplo), orientações para o preparo, embalagem e armazenamento, advertências, indicações terapêuticas e modo de usar. Também estão inscritas na obra 23 bases para preparo de formulações e 12 soluções auxiliares.
A Anvisa estuda a possibilidade de definição de regras para a isenção de registro e cadastro desses medicamentos, desde que sejam obedecidos todos os requisitos contidos no Formulário.
CONTEÚDO:
- PREFÁCIO
- RESOLUÇÃO - RDC Nº. 222
- SUMÁRIO
- COMISSÃO PERMANENTE DE REVISÃO DA FARMACOPÉIA BRASILEIRA
- SUBCOMISSÃO DO FORMULÁRIO NACIONAL
- COLABORADORES
- ABREVIATURAS
- GENERALIDADES
- INSTRUÇÕES PARA USO DAS MONOGRAFIAS
- MONOGRAFIAS
- BASES PARA O PREPARO DE FORMULAÇÕES
- SOLUÇÕES AUXILIARES
- ANEXOS
- ÍNDICE REMISSIVO
Fonte: Anvisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Me tira uma dúvida, essa versão é a que está em vigor? Pois encontrei um "Formulário Nacional da Farmacopéia Brasileira" de 2012.
Já existe uma segunda edição, porém esta também possui formulações bastante úteis para o dia a dia. Recomendo que você baixe as duas.
Boa tarde todos os links estão off, tem com passar o link valido para que o pessoal possa baixar esse material que é de grande valor obrigado.
Postar um comentário